Pelo menos 18 cidades do estado de São Paulo irão reforçar o policiamento para o segundo turno das eleições municipais, previsto para acontecer em todo o Brasil no próximo domingo (27).
No esquema de segurança organizado pelas Polícias Militar e Civil em São Paulo, haverá a escolta das urnas eletrônicas e a segurança nos colégios eleitorais.
A nova estrutura se diferencia da realizada no primeiro turno, em que as forças de segurança trabalharam com todo o efetivo no território estadual. Desta vez, apenas os policiais das cidades em que haverá pleito irão atuar.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as delegacias estarão abertas com reforço nas escalas de plantões em caso de registro de ocorrências. Com relação ao Grupo Armado de Repressão a Roubo e a Assalto (Garra), as equipes estarão nas ruas para atuar em necessidade de intervenção.
Segurança nas eleições
Os agentes serão responsáveis pela escolta das urnas até os colégios eleitorais e irão realizar a segurança dos equipamentos durante 24 horas, havendo troca de efetivo até o término do período eleitoral.
Além disso, os policiais irão atuar em caso de conflito nas imediações dos colégios eleitorais, garantindo o direito ao voto da população.
Durante o primeiro turno, em 6 de outubro, 140 pessoas foram presas por crimes eleitorais no estado.