Um homem morreu eletrocutado na madrugada desta segunda-feira (21), por volta das 5h, após invadir uma subestação de energia da Celesc e subir em uma estrutura da unidade para furtar cabos de energia do local. O caso aconteceu em Criciúma, no sul de Santa Catarina.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem sofreu uma descarga elétrica após ficar preso na estrutura energizada em que subiu. O suspeito ainda estaria consciente e com queimaduras por todo o corpo quando agentes da corporação chegaram ao local.
Posteriormente, ele sofreu outra descarga após encostar nos cabos enquanto a guarnição aguardava o desligamento da rede por funcionários da Celesc para adentrar ao espaço e socorrer a vítima.
A CNN entrou em contato com a Celesc. Em nota, a concessionária informou que em razão do incidente, decidiu desligar a linha de transmissão, “garantindo a segurança para que as equipes de emergência pudessem atuar com tranquilidade e segurança”.
O homem foi encaminhado por uma viatura da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital São José. Equipes da Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros, além de técnicas da Celesc e Eletrosul, estiveram no local.
Explosão de subestação em Recife
Outro caso envolvendo subestação aconteceu na cidade de Paulista (PE), quando uma explosão provocou um apagão na região metropolitana do Recife na manhã de segunda-feira (21). Três pessoas se feriram na ocorrência, mas passam bem.
Houve registro de falta de luz em bairros como Campo Grande, Espinheiro, Rosarinho, Graças, Santo Amaro e Várzea, na capital pernambucana; Jardim Atlântico, Rio Doce e Casa Caiada, em Olinda; e no Loteamento Conceição, em Paulista.
A Eletrobras informou, no início da tarde, que “restabelecimento das cargas encontra-se em andamento”, mas não detalhou o número de clientes que ainda estavam sem energia elétrica. Ainda segundo a Eletrobras, “a causa do desligamento está sob investigação”.
*Sob supervisão