Israel entregou aos Estados Unidos um documento na semana passada com suas condições para uma solução diplomática para encerrar a guerra no Líbano, segundo informou o jornal Axios neste domingo (20), citando duas autoridades americanas e duas israelenses.
Os israelenses exigiram que seus militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) tenham permissão para se envolver em “execução ativa” para garantir que o Hezbollah não se rearme e reconstrua sua infraestrutura militar perto da fronteira, informou a Axios, citando uma autoridade israelense.
Israel também exigiu que sua força aérea tivesse liberdade de operação no espaço aéreo libanês, acrescentou o relatório.
Uma autoridade dos EUA disse à Axios que era altamente improvável que o Líbano e a comunidade internacional concordassem com as condições de Israel.
A Casa Branca não pôde ser contatada imediatamente fora do horário comercial regular. O Departamento de Estado dos Estados Unidos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
As embaixadas de Israel e do Líbano em Washington também não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
O enviado especial da Casa Branca, Amos Hochstein, visitará Beirute nesta segunda-feira (21) para discutir uma solução diplomática para o conflito, acrescentou a reportagem.
(Com informações de Shubham Kalia em Bengaluru)
O que se sabe sobre o ataque do Irã contra Israel