Uma névoa sufocante envolveu Nova Délhi neste sábado (19), enquanto a qualidade do ar despencava para a categoria “perigosa”, deixando os moradores ofegantes com problemas respiratórios e irritação nos olhos.
Os monumentos, edifícios e estradas icônicos da capital indiana estavam envoltos em uma fina névoa, obscurecendo parcialmente a visibilidade.
“A poluição está aumentando dia a dia conforme o inverno se aproxima, então Diwali (festival hindu das luzes) também está se aproximando, o que levará ainda mais a um aumento nos níveis de poluição. O governo deve fazer algo a respeito”, disse Ashish Kumar Meena, um morador de Nova Délhi, à mídia local.
O órgão de vigilância da qualidade do ar IQAir, sediado na Suíça, mostrou o índice de qualidade do ar na região como ‘369’ no sábado, colocando os níveis de poluição na categoria ‘perigosa’.
A qualidade do ar perigosa em Nova Délhi é ainda mais exacerbada pela queima de resíduos de colheitas por fazendeiros em estados vizinhos, incluindo Punjab, Haryana e Uttar Pradesh.
Nova Délhi foi classificada como a capital mais poluída do mundo no ano passado pela IQAir.