A Universidade federal do Maranhão (UFMA) abriu um processo interno, nesta sexta-feira (18), após performance da artista e historiadora, Tertuliana Lustosa, durante uma palestra na instituição. Relembre o caso.
Em conteúdo divulgado no Instagram da artista, Tertuliana aparece puxando uma música de autoria própria que diz: “No mestrado da putaria, vou te ensinar gostoso, dando aula na sua pic*. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empino o c*”, diz a canção.
De acordo com a UFMA, a artista e historiadora foi convidada para participar de uma mesa-redonda, nessa quinta-feira (17), sobre dissidências de gênero e sexualidades. Durante sua fala, decidiu performar, apresentando uma de suas canções. Veja o vídeo.
Abertura de processo interno
Em comunicado oficial, a UFMA disse que vai averiguar o ocorrido e que tomará as procidências cabíveis. De acordo com a universidade, o processo interno ouvirá todas as vozes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo.
A Universidade alega que os cursos de pós-graduação – onde o evento foi realizado – têm autonomia para discutir os variados temas que permeiam a nossa sociedade. Entretanto, ressalta “a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade”, diz nota da UFMA.
A instituição também classificou a performance como “inapropriada para o momento e a construção do debate acadêmico-científico em que se encontrava”.
A CNN buscou a assessoria da artista Tertuliana Lustosa, mas não obteve retorno até o momento.