A cidade de São Paulo deve enfrentar uma tempestade nesta sexta-feira (18), segundo a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
O CGE alerta para a previsão de fortes chuvas, com raios e rajadas de vento que podem superar os 60Km/h, a partir da tarde e noite desta sexta. O fenômeno ainda pode levar a alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo.
Ainda segundo informações do centro climático, esta sexta-feira deve começar com sol e calor, com temperaturas que oscilam entre a mínima de 16°C e máxima de 30°C. Os indicies de umidade devem chegar em valores próximos aos 35%.
O CGE explica que a mudança de temperatura no fim de semana seria causada pela propagação de um sistema de baixa pressão associado com uma frente fria. Isso proporciona chuvas mais generalizadas, rajadas de vento e declínio das temperaturas.
Já no sábado (19) a previsão também é de clima frio. Segundo informações do centro, a propagação da frente fria pelo litoral paulista deixa o tempo fechado e chuvoso ao longo do dia, o que impede a elevação das temperaturas na capital paulista.
“As mínimas oscilam em torno dos 16°C e as máximas não devem superar os 22°C, com índices de umidade acima dos 80%. A continuidade das chuvas eleva o risco para formação de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra”, informa o CGE.
Os dados do centro ainda mostram ainda que outubro registrou até o momento 25,2mm de chuva, o que corresponde a 22,4% dos 112,7mm esperados para o mês.
Saiba como evitar problemas no temporal deste final de semana através desta matéria.
Alerta climático
-
1 de 18
Chuva causa estragos na capital paulista no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
-
2 de 18
Árvore interditou a Rua Martim Francisco, em Santa Cecília, região central da capital • Reprodução
-
3 de 18
Árvore caiu em rua no bairro de Mirandópolis, na Zona Sul da capital • Reprodução
-
-
4 de 18
Imagem mostra região de Pinheiros sem energia elétrica nesta desta sexta-feira (11), devido às fortes chuvas • Reprodução
-
5 de 18
Na Vila Mascote, zona sul da capital, os ventos derrubaram a entrada de um prédio residencial • Reprodução
-
6 de 18
Imagem mostra região da Cidade Jardim nesta sexta-feira (11) durante fortes chuvas • Reprodução
-
-
7 de 18
Chuva na Vila Guilherme, zona norte da capital paulista • Reprodução
-
8 de 18
Região do Brooklin, na zona sul, tem pontos sem energia elétrica • Reprodução
-
9 de 18
Imagem mostra região do Morumbi durante chuva, que está causando estragos na capital paulista, no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
-
-
10 de 18
Região da Avenida Paulista, no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
-
11 de 18
Rodovia Raposo Tavares parada devido às chuvas na capital paulista • Reprodução
-
12 de 18
Centro de Taboão da Serra, na Grande SP, ficou sem energia elétrica e com os semáforos parados, devido às fortes chuvas • Reprodução
-
-
13 de 18
Avenida Aprígio Bezerra, em Taboão da Serra, na Grande SP, teve alagamento devido às chuvas • Reprodução
-
14 de 18
Queda de árvore no Campo Limpo, em São Paulo • Reprodução
-
15 de 18
Árvore caída em cima de um veículo, em um rua do Jardim Marajoara, na zona sul de São Paulo • Marco Ambrosio/Ato Press/Estadão Conteúdo
-
-
16 de 18
Condomínio atingido por árvore na Zona Sul • Fernand Rocha
-
17 de 18
Profissionais da Enel trabalham para restabelecer a energia na Rua Catão, no bairro da Lapa • WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
-
18 de 18
Enel tenta resolver problema de apagão em São Paulo • Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
-
A Defesa Civil emitiu um novo alerta para a possibilidade de fortes tempestades que devem atingir o estado de São Paulo entre esta sexta-feira (18) e domingo (20).
O alerta é devido à passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados.
De acordo com o órgão, a previsão indica acumulado de até 200 milímetros de chuva em algumas regiões do estado.
Apagão deixou 3,1 milhões sem luz
Em coletiva de imprensa na quinta-feira (17), o presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, informou que cerca de 36 mil clientes da companhia continuam sem fornecimento de energia elétrica em toda a região metropolitana.
Um apagão no estado deixou 3,1 milhões de pessoas sem luz após a forte chuva registrada na última sexta-feira (11).
Apagão em SP: imagens de satélite mostram luminosidade antes e depois