O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou mais de 2.200 fiscalizações em desmanches de veículos de janeiro de 2023 a setembro de 2024. A fiscalização de estabelecimentos ilegais de veículos em 2024 registrou aumento de 96,4% no número de ações em relação ao ano anterior.
O Detran-SP, em parceria com polícias civil e militar, guarda civil e vigilância ambiental, quase que dobrou as ações que resultaram na autuação de diversos estabelecimentos, que estão sujeitos a penalidades como multas e interdição.
Em uma única operação na zona leste da capital, mais de 8.400 peças foram apreendidas, evidenciando o grande volume desse mercado clandestino. A iniciativa visa combater o comércio de peças de veículos roubados e garantir a segurança dos consumidores.
Detran-SP adverte para origem criminosa
Uma das principais preocupações do Detran-SP é a comercialização de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, as chamadas “peças de sangue”. Essas peças alimentam o mercado ilegal e podem estar ligadas a crimes violentos. O órgão adverte os consumidores para que verifiquem a procedência das peças antes de adquiri-las.
Para garantir a segurança e a legalidade na compra de peças automotivas, o Detran-SP orienta os consumidores a consultar a lista de estabelecimentos credenciados. No site do Detran-SP, é possível verificar se o estabelecimento possui autorização para realizar serviços de desmanche. Saiba mais.
A nota fiscal é um documento essencial para comprovar a origem da peça e garantir os direitos do consumidor. Em caso de suspeita de irregularidade, o consumidor pode denunciar ao Disque Denúncia 181, pelo site www.webdenuncia.org.br ou através do portal do Detran-SP.
Força-tarefa para combater crimes no trânsito
Em dezembro de 2023, o Governo de São Paulo criou uma nova divisão especializada na investigação de crimes e fraudes relacionados ao trânsito. A unidade, em parceria com o Detran-SP, tem como objetivo combater a corrupção, a lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais no setor.
As ações conjuntas entre o Detran-SP e as forças de segurança já resultaram em diversas apreensões de peças, veículos e na prisão de infratores. Em 2024, a Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar) apreendeu mais de 19 mil peças veiculares.