A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em São Paulo, afirma que mobilizou profissionais de suas distribuidoras de outros países para ajudar a restabelecer o serviço durante o apagão que afeta a cidade.
A falta de energia chegou a afetar cerca de 2,1 milhões de clientes desde a última sexta-feira (11). De acordo com a companhia, até às 14h de segunda-feira (14), a Enel restabeleceu a energia para cerca de 1,7 milhão de pessoas.
Em nota, a empresa afirmou que profissionais de suas distribuidoras do Chile, Itália, Espanha e Argentina, além de equipes do Rio de Janeiro e do Ceará foram mobilizados e chegaram neste final de semana.
A Enel Distribuição São Paulo disse também que recebeu reforço de equipes de outros grupos de distribuição de energia, como a Light, Neoenergia, Elektro, EDP, para atuarem na área de concessão da companhia.
A concessionária afirmou que as equipes seguem trabalhando para restabelecer o serviço para cerca de 400 mil clientes após o temporal e fortes ventos de mais de 107 km/h na última sexta (11).
Ainda em nota, a empresa assegurou que irá cumprir o prazo de três dias para restabelecer totalmente o fornecimento de energia a todos os clientes, em acordo feito com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
“Além dos impactos nas redes de baixa tensão, 17 linhas de alta tensão e 11 subestações foram desligadas durante a forte chuva. Os danos na rede de alta tensão foram solucionados ainda no sábado”, disse a empresa.
A Enel explicou ainda que na baixa e na média tensão, os impactos foram severos e dispersos pela área de concessão. Além disso, os reparos nas redes de baixa tensão envolvem a substituição de quilômetros de cabos, postes, entre outros equipamentos.
“Para atender casos críticos, a Enel disponibilizou 500 geradores (40 de grande porte) para serviços essenciais, como hospitais, e clientes que dependem de eletricidade para manutenção de equipamentos hospitalares, por exemplo”, disse a Enel.
Cidades mais afetadas no momento:
- São Paulo (283 mil casas sem luz): bairros Jabaquara, Santo Amaro, Pedreira e Campo Limpo
- Cotia (31 mil clientes sem energia)
- Taboão da Serra (32 mil impactados)
Impactos da falta de energia
A falta de energia na cidade de São Paulo tem causado prejuízos significativos para diversos setores da cidade, especialmente para bares e restaurantes. Além de estabelecimentos, moradores já registram mais de 64 horas sem energia com registro de alimentos estragados, além de falta de água.
Unidades hospitalares estaduais também ficaram sem energia e tiveram o auxílio da Defesa Civil de SP, neste sábado (12), para fornecimento de combustível para a continuidade do funcionamento dos geradores.
A ventania e forte chuva na noite de sexta-feira (11) deixaram pelo menos sete mortos em todo o estado, de acordo com a Defesa Civil.