Um total de 125 aeronaves militares chinesas e 17 navios de guerra estiveram envolvidos em sua nova rodada de exercícios militares perto de Taiwan na segunda-feira (14), disse o Ministério da Defesa de Taiwan.
As forças chinesas não entraram na zona contígua de Taiwan, disse o ministério, acrescentando que está prestando muita atenção aos movimentos das forças de foguetes da China.
Os militares da China lançaram uma nova rodada de exercícios perto de Taiwan no início do dia, dizendo que era um alerta aos “atos separatistas das forças de independência de Taiwan”, atraindo a condenação dos governos de Taipé e dos EUA.
O Comando do Teatro Oriental dos militares chineses disse que os exercícios “Joint Sword-2024B” estavam ocorrendo no Estreito de Taiwan e em áreas ao norte, sul e leste de Taiwan.
As formações de navios de guerra, destróieres e aeronaves chinesas estavam se aproximando de Taiwan “em estreita proximidade de diferentes direções”, concentrando-se em patrulhas de prontidão para combate marítimo-ar, bloqueando portos e áreas importantes, atacando alvos marítimos e terrestres, acrescentou o comando.
Os militares chineses disseram mais tarde que os exercícios foram concluídos.
Fim das adoções internacionais pela China acaba com sonho das famílias