Após a forte chuva com ventania recorde na cidade de São Paulo, a Enel reafirmou neste sábado (12) que não tem prazo para restabelecer o fornecimento de energia de todos os clientes.
Alguns paulistanos receberam por mensagem a previsão de restabelecimento apenas para segunda-feira (14), quase 72 horas depois do apagão.
Questionada pela CNN, a Enel, no entanto, afirmou que um erro no sistema gerou mensagens para os clientes com o prazo de segunda-feira (14). “Trata-se de uma falha na programação da resposta automática do canal de atendimento pelo WhatsApp, que já foi corrigida”.
Até o momento, pelo menos 1,4 milhão de consumidores seguem sem luz, quase 20% dos clientes da distribuidora. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que vai intimar a Enel a apresentar justificativas para o novo apagão em São Paulo.
Veja mensagem do “alegado erro” abaixo:
“Estamos isolados de informação já que estamos sem luz e o [SINAL] 4g está horrível. Mas a preocupação maior é a árvore. Pois ela está suspensa pelos fios apenas. Pode cair sobre alguém que possa passar embaixo a qualquer momento”, diz Fernando Rocha, engenheiro morador da Zona Sul, bairro da Vila Prel.
Em nota, a Enel afirma que está em campo com até 2500 técnicos e está recebendo apoio de equipes de outros estados, como Ceará e do Rio de Janeiro.
O Corpo de Bombeiros informa que recebeu, ao todo, 466 chamados para queda de árvores, em diversos bairros da Zona Oeste e Zona Sul da cidade de São Paulo.
“A minha preocupação é com os alimentos na geladeira durante todo esse tempo”, afirma João Carlos, aposentado e morador do bairro Jardim Casa Blanca, em São Paulo.
Ontem à noite, por volta das 20h, 2,1 milhões de clientes estavam sem energia. No momento, técnicos da companhia seguem trabalhando para reconstruir trechos da rede elétrica danificados e restabelecer o serviço para cerca de 1,45 milhão de clientes impactados, o que representa cerca de 18% dos clientes da distribuidora.
Segundo a Enel, os bairros mais afetados são:
- Jardim São Luís
- Vila Andrade
- Jardim Vaz de Lima
- Jardim Mariane
- Pedreira
- Campo Limpo
- Jabaquara
- Santo Amaro
- Ipiranga
- Pinheiros
- Vila Andrade
Veja vídeo de um poste pegando fogo no Jardim São Luís;
Procon notifica
O Procon-SP vai noticiar a distribuidora de energia, o órgão vai solicitar uma apresentação de planos detalhados para o enfrentamento de eventos climáticos severos. A empresa terá prazo de 48 horas para apresentar sua manifestação. A CNN pediu nota para a empresa sobre o caso, mas ainda não teve retorno.
Pauta em Brasília
O ministério de Minas e Energia anunciou a criação de uma sala de situação e enviou um ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), exigindo rapidez da distribuidora Enel no restabelecimento da energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. O grupo especial será composto por membros da pasta, Enel e Aneel.
A medida ocorre após um novo apagão que deixou 2,6 milhões de consumidores sem luz, sendo 2,1 milhões ao menos em oito bairros da grande SP em decorrência de chuvas e ventos fortes que começaram na noite desta sexta-feira (11).