Depois da menor cota registrada desde 1902 – há 122 anos, o nível do Rio Negro está parado em 12,11 metros há dois dias na capital amazonense, segundo a medição realizada pelo Porto de Manaus. A cota de 12,11 metros foi atingida na quarta-feira (9) em Manaus após descer 6 centímetros.
O Serviço Geológico do Brasil havia estimado que o nível do rio ficaria na faixa de 12 metros. A estabilidade acontece após mais de 100 dias de descida das águas que aconteceu sem interrupções. No dia 4 de outubro deste ano, a profundidade do Rio Negro atingiu 12,66 metros.
Segundo a Jussara Curi, pesquisadora em geociência do Serviço Geológico, a expectativa era de que o nível do rio permanecesse na faixa dos 12 metros.
“As descidas vão se tornar mais regulares, menores. A gente chegou em 11cm, aí amanhã [sábado] ou nos próximos dias a gente chega com aquelas descidas de 5cm, 3cm que vai estabilizar. Isso é um sinal de estabilidade da bacia. Então, há probabilidade de baixar dos atuais 12? Existe essa probabilidade, mas a gente espera que fique na casa dos 12 metros”, disse em nota à imprensa.
A seca de 2024 já afetou mais de 800 mil pessoas no Amazonas, com os 62 municípios do Estado colocados em situação de emergência.