O furacão Milton é o primeiro a passar a 80 km da cidade de Tampa, na Flórida, em 100 anos. Isso acontece em uma temporada de tempestades particularmente difícil para o estado.
O furacão chegou a atingir 289 km/h, tornando-se o mais forte de todos os tempos no final da temporada no Golfo do México. Ele também está empatado em sexto lugar mais forte em qualquer lugar da Bacia do Atlântico, em qualquer ponto deste ano.
O furacão Milton também é a terceira grande tempestade a atingir a Flórida neste ano. Os furacões que passaram pelo estado incluem Debby, Helene e agora Milton.
A tempestade também é o quinto furacão do Golfo a atingir a costa este ano, empatado em segundo lugar com 2005 e 2020, atrás apenas de 1886.
Furacão Milton deixa mortes e destruição
O furacão Milton atingiu a costa perto de Siesta Key, na Flórida, como uma perigosa tempestade de categoria 3, gerando ventos e chuvas fortes, além de inundações e tornados.
Ele enfraqueceu para categoria 1 ao atravessar o estado e se deslocar para o mar, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Ainda assim, a tempestade deixou um rastro de destruição, destelhando casas, derrubando árvores, postes e um guindaste.
Doze pessoas morreram após a passagem do furacão, segundo as autoridades.
Milton é o terceiro furacão a atingir a Flórida neste ano, deixando mais de 3 milhões de pessoas sem energia no estado. Rajadas de vento de 160 km/h foram registradas perto de Tampa.