O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou, no início da tarde desta quinta-feira (10), o corpo de Leticia Correa de Queiros, 6 anos. A menina estava desaparecida desde a segunda-feira (7), quando ocorreu o deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, na cidade de Manacapuru (AM).
A criança estava entre as duas pessoas desaparecidas, junto de Franklin Pinheiro de Souza, de 36 anos, que teve o corpo encontrado nesta quarta-feira (9). Com a localização da última vítima, o deslizamento deixou duas mortes e 10 feridos, e os bombeiros encerraram as buscas.
A Defesa Civil do estado informa que está acompanhando e prestando assistência, conforme necessidades apresentadas pela prefeitura. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) investiga o caso e faz oitivas para ouvir os familiares das vítimas e moradores da região próxima ao local do incidente.
A Delegacia Interativa de Polícia (DIP) deve notificar o proprietário do terreno e o responsável pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como parte da apuração das causas do incidente. As buscam duraram quatro dias.
“Terras caídas”
A seca extrema que o bioma amazônico enfrenta é uma das causas do fenômeno conhecido como “Terras Caídas”.
Os geólogos explicam que, quando os níveis dos rios descem muito, as margens ficam expostas como “paredes de terra” que, sem água, não se sustentam e cedem.
O estado enfrenta a pior seca da história. Todas as cidades do estado do amazonas estão em emergência pela seca o Rio Negro atingiu sua menor marca em mais de 120 anos de medição.