Os “caçadores de furacões” (do inglês “Hurricane Hunters”) da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) passaram pelo olho do furacão Milton nesta quarta-feira (9) no avião da agência chamado “Miss Piggy”.
As missões coletam dados para ajudar a melhorar as previsões e apoiar pesquisas sobre furacões, de acordo com uma publicação da NOAA no X.
Veja a visão da tripulação no olho da tempestade:
O furacão Milton foi rebaixado para categoria 3 na tarde desta quarta-feira (9), mas a tempestade ainda gera ventos perigosos de 200 km/h.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 3 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 23h desta quarta-feira (9), no horário local.
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.