Vários tornados confirmados devastaram o sul da Flórida desde a manhã dessa quarta-feira (9), enquanto as faixas de chuva do furacão Milton chegam à costa.
“Este é um ambiente muito favorável para tornados perigosos e rápidos”, alertou o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.
Meteorologistas da CNN Mary Gilbert e Brandon Miller explicam que as chuva externas de Milton estão interagindo com uma frente estendida sobre a Flórida, que carrega a atmosfera com um impulso extra de energia.
O estado também aquecerá durante a tarde, antes que as chuvas mais fortes e a espessa cobertura de nuvens do furacão cheguem e limitem o aquecimento adicional.
O calor alimenta tempestades severas, eles explicam.
A energia atmosférica extra, combinada com o calor da tarde, um pouco de ar seco persistente e rotação adicional na atmosfera de Milton permitirá que o furacão produza alguns tornados nas próximas horas.
Um risco de nível 3 de 5 de tempestades severas existe nesta quarta-feira (9) em partes da Flórida, principalmente devido ao risco de tornado que Milton representa.
“O maior potencial de tornado deve se concentrar esta tarde e até mesmo em partes do centro e sul da Flórida”, alertou o Centro de Previsão de Tempestades nesta quarta-feira.
A Flórida está em uma situação difícil quando se trata de furacões e tornados no Golfo. A maioria dos tornados tropicais acontece no lado direito da tempestade e é exatamente o sul e o centro da Flórida, no caminho de Milton.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 3 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 23h desta quarta-feira (9), no horário local.
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.