Um grande deslizamento de um barranco atingiu a região da comunidade Terra Preta, cidade Manacapuru, local próximo a Manaus. Nas imagens, é possível ver uma casa ser arrastada.
Autoridades acreditam que há vítimas, mas ainda não há informações sobre a dimensão dos danos. O Corpo de Bombeiros enviou equipes de mergulho para auxílio na busca por possíveis desaparecidos. Pelo menos uma criança está desaparecida na região.
O fenômeno conhecido como “Terras caídas” acontece, quando a terra desmorona no leito do rio. É um fenômeno comum na região amazônica, durante o período de estiagem, mas normalmente, acontece em áreas inabitadas.
Vídeo: veja momento do desabamento
No ano passado, aconteceu um desabamento em uma comunidade ribeirinha na cidade de Beruri, quando foram registradas 5 mortes e mais de 200 pessoas afetadas.
Vídeo: imagens mostram tamanho do desmoronamento
Vídeo: momentos após o fenômeno “Terras Caídas”
Posicionamento dos Bombeiros de Amazonas
“Estamos com equipe do Corpo de Bombeiros de Manacapuru no local para fazer avaliação da situação, mas ainda não há informações sobre vítimas, quantidade e outros detalhes. Estamos enviando uma equipe de mergulho da capital para reforçar as buscas, se for necessário.”
Resposta da Defesa Civil do Amazonas
“Nesse exato momento houve um desbarrancamento na orla da comunidade Terra Preta, Manacapuru. Já estão no local vários órgãos municipais, CBMAM, DC municipal. Estão atuando na primeira resposta e em breve irão nos atualizar com mais informações. Supostamente há vítimas, porém nada foi confirmado até o momento”.
Nota da prefeitura de Manacapuru
“A Prefeitura de Manacapuru lamenta o acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (7) no Porto da Terra Preta. Informamos que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estão trabalhando. No momento, não há informações sobre vítimas, estamos apurando e logo mais retornamos com mais detalhes”.