O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu situação de emergência em 13 municípios afetados por desastres nesta segunda-feira (7). As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Dentre as localidades que enfrentam a estiagem, encontram-se cidades dos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
As cidades de Olivença e Palmeira dos Índios (AL), Macururé e Maetinga (BA), Ouro Velho (PB), Afogados da Ingazeira, Ipubi, Orocó, Poção e Trindade (PE), Rondon (PR), Paraná (RN) e Alegre (ES), se encontram nessa lista.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, os municípios estão nessa situação de emergência devido aos impactos causados pela seca.
Com isso, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.