Às vésperas da eleição presidencial nos Estados Unidos, disputada pela vice-presidente democrata, Kamala Harris, e o republicano e ex-presidente Donald Trump, as atenções estão voltadas para a capital americana, Washington, D.C. O vencedor passará a ocupar a Casa Branca, um dos monumentos mais importantes da cidade.
Para além do Salão Oval, o legado dos presidentes americanos é lembrado em vários pontos históricos do Distrito de Columbia. Veja quais presidentes já foram homenageados em monumentos da capital:
Monumento de Washington
O monumento criado em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, fica no centro da capital americana e foi finalizado em 1884. Foi construído para ser “incomparável a qualquer outro prédio”, e, na época, foi considerado o edifício mais alto do mundo, com quase 170 metros de altura.
Em formato de obelisco, o monumento relembra o papel de George Washington como um dos “pais fundadores” dos EUA. Segundo o Serviço Nacional de Parques, “o Monumento de Washington ergue-se acima da cidade que leva seu nome, servindo como um lembrete inspirador da grandeza de George Washington. O monumento, assim como o homem, não fica à sombra de ninguém”.
O prédio foi uma das estruturas danificadas quando um terremoto de magnitude 5.8 atingiu Washington D.C., em agosto de 2011. Visitantes que estavam dentro do obelisco foram levemente feridos por pedras e estilhaços. Desde então, o Monumento de Washington passou por um processo de restauração.
O primeiro presidente dos EUA também deu nome à estrada George Washington Memorial Parkway. Conhecida como a “primeira rodovia moderna da América”, a estrada conectava a casa de George Washington em Mount Vernon a Washington, D.C. Atualmente, a rodovia se estende por 40 quilômetros.
Memorial Thomas Jefferson
Outro “pai fundador” dos Estados Unidos homenageado em um monumento histórico da capital americana é Thomas Jefferson, o terceiro presidente do país. O prédio foi dedicado a ele em 1943, por decisão do presidente Franklin Delano Roosevelt.
O monumento foi inspirado pelo apreço de Jefferson, que era estudante de arquitetura, pelo estilo clássico. O prédio fica perfeitamente alinhado com a Casa Branca e tem vista para outros marcos históricos da capital.
As paredes foram gravadas com alguns dos textos mais importantes escritos por Thomas Jefferson.
Memorial Lincoln
O Memorial Lincoln tem vista direta para o Capitólio e é um dos pontos mais famosos do Distrito de Columbia. O monumento foi concluído em 1922, e, desde então, milhões de pessoas sobem as escadarias do prédio todos os anos para ver a estátua do 16° presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.
A estátua, feita pelo escultor Daniel Chester French, traz um símbolo que aparece em vários detalhes da construção do memorial. As chamadas fasces, palavra do latim, são um feixe de gravetos de madeira e um machado amarrados por tiras de couro, e representam a união.
Na famosa escultura, as mãos de Lincoln repousam sobre duas fasces, com o objetivo de relembrar o papel do presidente em manter a união dos estados americanos durante a Guerra de Secessão, na década de 1860.
Ilha Theodore Roosevelt
Anteriormente conhecida como Ilha Mason, a ilha cercada pelo Rio Potomac recebe atualmente o nome do 26° presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt.
Paisagistas da década de 1930 projetaram uma uma floresta para cobrir as terras agrícolas abandonadas, em homenagem ao legado de Roosevelt como conservacionista. O objetivo era imitar a floresta original da ilha.
Além do nome, Roosevelt também é homenageado com uma estátua de 17 metros em uma praça no centro do território.
Memorial Franklin Delano Roosevelt
O Memorial Franklin Delano Roosevelt reconta a história do 32° presidente dos Estados Unidos, que liderou o país pela Grande Depressão e pela Segunda Guerra Mundial. O monumento foi dedicado a Roosevelt em 1997, pelo presidente Bill Clinton.
O memorial é composto por quatro salas, uma para cada mandato de FDR. O espaço relembra as medidas do New Deal, que foram implementadas pelo democrata, o discurso “Eu odeio a guerra”, proclamado por Roosevelt durante o Holocausto, até sua morte, que interrompeu o quarto mandato.
Dwight D. Eisenhower Memorial
O Memorial Dwight D. Eisenhower é cercado de instituições às quais o 34° presidente dos EUA era próximo, como o Departamento de Educação, a Administração Federal de Aviação e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos. A localização foi escolhida para representar os esforços de Eisenhower para desenvolver a infraestrutura do país.
O monumento é um dos mais recentes a homenagear um presidente americano, tendo sido inaugurado em 2020.
As esculturas representam Eisenhower enquanto general e enquanto chefe de Estado. Uma tapeçaria também relembra a vitória do presidente contra o Eixo enquanto Comandante Supremo da Força Expedicionária Aliada na Segunda Guerra Mundial, durante o dia D, na Normandia.
Lyndon B. Johnson Memorial Grove
Localizado em uma ilha no Rio Potomac, entre Washington D.C. e o estado da Virgínia, o bosque com centenas de pinheiros foi dedicado ao 36° presidente americano, Lyndon B. Johnson.
Durante sua presidência, Johnson e a então primeira-dama, Claudia Alta “Lady Bird Johnson”, costumavam visitar o local para admirar a paisagem do rio e do Monumento de Washington.
Atualmente, um monólito de 5,7 metros de altura e 43 toneladas é peça central do bosque memorial.
Eleições nos EUA: O que é voto facultativo e por que ele é adotado