O presidente da Rússia Vladimir Putin comemora seu 72º aniversário, nesta segunda-feira (7), com alguns partidários saudando o ex-espião da KGB como um “czar” que conseguiria a vitória do país contra o Ocidente na guerra da Ucrânia.
Putin, que assumiu o cargo mais alto do Kremlin oito anos após a queda da União Soviética em 1991, é o líder do Kremlin há mais tempo no poder desde Josef Stalin, que morreu nos arredores de Moscou em 1953, aos 74 anos.
Considerado pelos líderes ocidentais como um autocrata, assassino e criminoso de guerra, Putin viu sua popularidade crescer dentro da Rússia desde que ordenou a entrada de milhares de tropas na Ucrânia em fevereiro de 2022, de acordo com pesquisas de opinião russas.
“Deus salve o czar!”, escreveu o ideólogo russo ultranacionalista Alexander Dugin, que há muito tempo defende a unificação dos territórios de língua russa e outros em um vasto novo império russo que, segundo ele, precisa incluir a Ucrânia.
“Putin governa o país com confiança e sem pressa. E sempre será assim — bem, quase”, acrescentou Dugin, na mensagem de aniversário publicada no canal de mensagens Telegram minutos depois da meia-noite.
Ao contrário da maioria dos líderes históricos da Rússia, Putin não tem um sucessor visível. Ele também não tem adversários sérios, de acordo com várias fontes russas.
Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo