O Ministério Público da Bahia (MPBA) e um aplicativo firmaram parceria para facilitar o transporte de mulheres vítimas de violência doméstica. O acordo está em vigor e vale até setembro de 2025. A iniciativa beneficia mulheres atendidas pelo Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero (Nevid) do MPBA.
De acordo com informações do MPBA, enviadas à CNN, a parceria vai além do transporte gratuito, incluindo a divulgação de informações importantes sobre como denunciar e combater esse tipo de crime.
O convênio prevê a divulgação de informações acerca da violência contra a mulher na Bahia e disponibilização de códigos promocionais de desconto para serem utilizados no aplicativo Uber, por mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, atendidas no Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), do Ministério Público do Estado da Bahia.
Parâmetros previstos no acordo
A empresa de transporte iniciou a divulgação para a base de usuários e motoristas parceiros da Uber por meio de mensagens “push”, e-mails e mensagens dentro do aplicativo.
A Uber fornecerá códigos promocionais que serão disponibilizados ao MPBA para serem utilizados pelas vítimas de violência, facilitando o deslocamento. O objetivo é garantir que as mulheres tenham mais segurança e autonomia para sair de situações de risco.
Conforme o acordo, a Uber emitirá o código para conceder um voucher de até R$ 40,00 e o informará ao Ministério Público do Estado da Bahia. Serão distribuídos 30 vouchers com esse desconto por mês, durante o prazo de um ano.