O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) voltou a receber visitantes na tarde de domingo (29), após permanecer fechado por três dias devido ao combate a incêndios florestais que atingiram a região.
“Após dias intensos de combate aos incêndios, nosso querido PNCV se prepara para receber novamente todos aqueles que apreciam sua beleza natural” , informou a Parquetur, concessionária responsável pelo atendimento aos turistas no parque.
O parque havia sido fechado na quinta-feira (26), após o início de um incêndio florestal no dia anterior. Como medida de segurança, todos os visitantes e campistas foram retirados pela equipe da Parquetur.
Mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram mobilizados para controlar as chamas, além de voluntários que se uniram para conter os incêndios.
“Queremos expressar profunda gratidão e respeito a todos os brigadistas do ICMBio, do IBAMA e aos voluntários que se dedicaram com bravura e empenho nessa luta. Graças ao trabalho incansável e à coragem de cada um deles, foi possível conter os incêndios e proteger a rica flora e fauna do parque”, afirmou a Parquetur em um comunicado.
Este não foi o primeiro incidente recente. No início do mês, outro incêndio devastou 10 mil hectares do parque. O total afetado corresponde a mais de 10 mil campos de futebol. A Polícia Federal investiga se os focos são de origem criminosa.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.
Criado em 1961, o parque preserva cerca de 240 mil hectares de Cerrado, com vegetação única, nascentes, cursos d’água e rochas pré-históricas. Em 2001, a Unesco o declarou Patrimônio Natural da Humanidade.