A estiagem comprometeu o abastecimento de água em nove municípios do Rio de Janeiro. Os dados constam no “Boletim Mensal de Segurança Hídrica”, lançado nesta segunda-feira (23) pelo Instituto Estadual do Ambiente.
Os municípios afetados são:
- Angra dos Reis
- Guapimirim
- Teresópolis
- Niterói
- Rio de Janeiro (Paquetá)
- Macaé
- São Gonçalo
- Rio das Ostras (parcialmente)
- São João da Barra (parcialmente)
No início do Mês, a cidade de Guapimirim decretou estágio de emergência por causa da estiagem. Os níveis dos reservatórios ficaram tão baixos que a prefeitura fez um rodízio de abastecimento com a concessionária Fontes da Serra.
Ainda segundo o boletim, na comparação de agosto de 2023 com o mesmo mês de 2024, os níveis dos reservatórios apresentam poucas variações.
O uso da capacidade do reservatório de Lajes, caiu de 91,67%, em 2023, para 88,88%, neste ano. Enquanto o reservatório do Funil registrou um leve aumento, de 67,93% para 70,75%. Já o reservatório de Juturnaíba teve uma leve queda, de 86,87% para 86,36%. Segundo o Inea, todos se mantêm dentro da normalidade.
Segundo o Instituto do Ambiente, a divulgação do boletim será mensal e permitirá o acompanhamento e a evolução das condições hídricas para a criação de medidas para preservar os recursos no atendimento à população.
O documento vai acompanhar o nível dos seguintes reservatórios:
- Lajes
- Funil, que integra o Sistema Hidráulico Paraíba do Sul
- Juturnaíba
A primeira edição revela eu o estado está em situação de seca fraca a moderada em várias regiões.