O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), classificou como “bastante positiva” a reunião realizada no Palácio do Planalto para discutir as queimadas que atingem diversas regiões do Brasil.
Em entrevista exclusiva ao CNN 360°, Mendes destacou o “diálogo franco” estabelecido com o governo federal sobre a realidade enfrentada pelos estados.
A reunião, inicialmente prevista para contar com a presença do presidente Lula, foi conduzida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Nove governadores e dois vice-governadores participaram do encontro para tratar da crise ambiental que afeta o país.
Fatores climáticos e ação criminosa
Mendes apontou que, além da estiagem que afeta grande parte do território brasileiro, houve um aumento significativo de focos de incêndio de origem criminosa.
“Muitas pessoas, de maneira proposital, atearam fogo em muitas regiões do país, gerando com clima, com vento e com as altas temperaturas um ambiente para que a gente vivesse esse verdadeiro caos ambiental”, afirmou o governador.
O governador do Mato Grosso ressaltou que a situação começa a caminhar para o final, com o início das chuvas em algumas regiões. No entanto, enfatizou a necessidade de planejamento antecipado para evitar problemas semelhantes no futuro.
Planejamento e legislação mais rígida
“A reunião tem um ponto alto, que é nós nos planejarmos com muita antecedência para que no ano que vem tenhamos uma infraestrutura melhor, uma coordenação de atuação melhor”, disse Mendes.
Ele também destacou a importância de criar uma legislação que possa “penalizar duramente esses criminosos que praticam esse tipo de crime contra o meio ambiente, contra a saúde e contra a economia brasileira”.
O encontro no Palácio do Planalto demonstra a preocupação do governo federal e dos estados em buscar soluções conjuntas para combater as queimadas e prevenir futuros desastres ambientais.
A cooperação entre os diferentes níveis de governo será fundamental para implementar medidas efetivas de prevenção e combate aos incêndios florestais.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.