Abrahão Costa, um jovem negro compartilhou em suas redes sociais que sofreu injúria racial de uma atendente do restaurante Habib’s, localizado na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo. De acordo com o relato, o caso aconteceu no último sábado (7).
Abrahão Costa, afirmou em suas redes sociais que um desentendimento se iniciou após uma reclamação sobre uma esfiha, que ele apontou que estaria estragada. Apesar da reclamação, ele teria sido informado que teria de pagar uma taxa por desperdício do alimento, oque achou descabido.
A atendente, segundo o relato, teria direcionado uma fala racista ao jovem, associando-o ao crime de roubo. “Você deve ter 157 nas costas né?”, teria dito a funcionária.
No Código Penal, o número 157 é referente ao crime de roubo.
O amigo de Abrahão, que também aparece no vídeo, relatou ter aguardado mais de meia hora pela chegada da polícia, que não teria comparecido ao local após o chamado dos clientes.
A colaboradora da lanchonete, ainda conforme o relato, teria permanecido dentro do estabelecimento durante o ocorrido, dando risada do acontecimento.
Veja o vídeo:
(Reprodução @jhoncordas)
Em nota, o Habib’s afirmou que fez contato com o cliente e com a loja, para apuração do relato. A empresa ressaltou que não tolera nenhum tipo de discriminação e que as pessoas envolvidas foram afastadas imediatamente do cargo.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo confirma que a PM foi acionada por volta das 11h40 do último sábado para atuar na ocorrência. Segundo a pasta, a vítima foi orientada a registrar um boletim de ocorrência, que foi feito pela internet.
O jovem deve prestar depoimento no 7° Distrito Policial, na Lapa, para contribuir com a investigação do caso.
“Qualquer reclamação quanto à conduta dos PMs pode ser formalizada na Corregedoria e será devidamente apurada”, concluiu a SSP em nota.
*Sob supervisão de Bruno Laforé