A remoção dos entulhos do desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, na zona norte do Recife, foi concluída pela prefeitura da capital. O trabalho, previsto para durar 30 dias, foi encerrado na quarta-feira (11), antes do prazo.
Ao todo, 12 caçambas de resíduos não reutilizáveis foram levadas para o aterro sanitário, além de 20 toneladas de materiais que serão reaproveitados. Com a conclusão dos serviços, a gestão municipal entrega o Santuário para que a paróquia possa cuidar da reconstrução.
A Defesa Civil do Recife vai realizar uma vistoria para avaliar a liberação de uso do local, nesta quinta-feira (12).
O chefe do Centro de Operações do Recife (COP), Anderson Soares, destacou o esforço das equipes e a colaboração com a paróquia para possibilitar um trabalho mais sustentável.
“Realizamos a remoção dos entulhos de forma muito cuidadosa, por meio de uma empresa especializada, e colaboramos com a Igreja para viabilizar a venda dos materiais reutilizáveis”, afirmou.
Homenagem aos trabalhadores
Na manhã desta quinta-feira (12), será realizada uma ação de graças no Santuário, com a presença de trabalhadores, religiosos e autoridades, em agradecimento à conclusão dos trabalhos.
O reitor do Santuário, padre Emerson Borges, vai conduzir o momento com orações, cânticos e bênçãos.
Se a Defesa Civil liberar o acesso, a cerimônia deve ocorrer já no interior do Santuário; caso contrário, será realizada aos pés da imagem da Imaculada Conceição do Morro.