O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fez um alerta, na quarta-feira (11), sobre a circulação de um novo golpe que utiliza o nome da Justiça Eleitoral para roubar dados pessoais de eleitores. A fraude acontece por meio de um e-mail falso, que informa à pessoa que ela foi convocada para atuar como mesária nas próximas eleições e pede que acesse um link fraudulento.
Após clicar no link, a vítima é solicitada a fornecer o número do CPF, supostamente para confirmar a convocação.
No alerta, o TRE-PE reforça que, embora as convocações de mesários possam ser feitas por e-mail, WhatsApp, presencialmente ou por carta, a Justiça Eleitoral não solicita atualização de dados cadastrais, pois essas informações já constam do banco de dados do órgão.
Além disso, o tribunal lembra que todos os mesários para as eleições de 2024 já foram nomeados desde o início de agosto.
O TRE-PE recomenda que os eleitores que receberem esse tipo de e-mail entrem em contato diretamente com o cartório eleitoral para verificar a autenticidade da mensagem.
Qualquer tentativa de golpe também pode ser denunciada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio do disk-denúncia SOS Voto, no telefone 1491.