As margens da Represa Billings estão repletas de peixes mortos desde o último final de semana, nas proximidades do Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Na manhã desta quarta-feira (11), é feita uma vistoria na represa, para definir as ações emergenciais para a limpeza do reservatório pelas equipes da Semil, Cetesb, Sabesp e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).
Segundo a prefeitura da cidade, a Guarda Civil Municipal foi acionada no último domingo (8) para verificar a ocorrência de peixes mortos às margens da represa. As atividades aquáticas no local foram suspensas após o ocorrido.
Veja o vídeo:
(Imagens cedidas à CNN pelo portal VIVA ABC)
De acordo com a Sabesp, companhia de abastecimento paulista, a qualidade da água na captação do Rio Grande, que é um braço separado do corpo da Represa Billings, permanece inalterada, garantindo a potabilidade da água fornecida.
A Cetesb acrescenta que ainda não é possível fazer relação da morte dos peixes com a poluição neste momento, pois a análise está em andamento.
A prefeitura de São Bernardo do Campo aguarda a perícia realizada pela Cetesb para permitir a retomada das atividades aquáticas no local; a Emae, responsável pela represa Billings, ainda não se manifestou sobre o caso.
*Sob supervisão de Bruno Laforé