As polícias civis, militar e penal do Paraná efetuaram a prisão de 12 pessoas em flagrante e a apreensão de 3,6 toneladas de fios de cobre, na terça-feira (10), em 28 municípios do estado.
A “Operação Conectividade” investiga quadrilhas especializadas em furtos e roubos de fios de cobre, que causam prejuízos econômicos e interrompem serviços essenciais como fornecimento de energia elétrica e telecomunicações.
Mais de 800 policiais civis, militares, penais e científicos atuaram de forma coordenada, fiscalizando 221 alvos e apreendendo mais de 3,6 toneladas de fios de cobre. Doze pessoas foram presas em flagrante.
A operação
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) e as forças policiais trabalharam em conjunto com empresas de telefonia e a Copel (concessionária de energia do estado) para identificar e combater os pontos críticos de furto de fios de cobre.
“Estamos intensificando nossas ações para combater esses crimes, não apenas para reduzir os impactos econômicos e sociais, mas também para garantir que serviços essenciais, como energia e telecomunicações, não sejam comprometidos. A parceria com empresas de telefonia e com a Copel tem sido fundamental para a identificação e a atuação em pontos críticos”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
A operação é resultado de um trabalho de inteligência que permitiu identificar os locais com maior probabilidade de encontrar o material roubado.
“Através das investigações da polícia civil e as agências locais de inteligência da Polícia Militar, foram identificados pontos como sendo de maior probabilidade de encontrar fios de cobre. Com essas informações foi desencadeada essa operação”, avaliou o porta-voz da PMPR, 1º tenente Maycon.