A vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump enfrentaram-se sobre fatos, duelaram sobre políticas e trocaram farpas durante o debate presidencial organizado pela ABC News na terça-feira (10), no qual Trump também se desviou num espiral sobre imigrantes que comeriam animais de estimação.
Aqui estão 27 citações para entender o que aconteceu durante o confronto na Filadélfia:
Em primeiro lugar, é importante lembrar ao ex-presidente: você não está concorrendo contra Joe Biden; você está concorrendo contra mim.
Kamala Harris
Isto vem do meio do debate, mas é talvez a linha mais importante porque este debate foi, em todos os aspectos possíveis, diferente daquele entre Trump e o Presidente Joe Biden em junho. O confronto no fim do primeiro semestre acabou encerrando a campanha de reeleição de Biden. O desta semana deu a Harris a oportunidade de rir de Trump, dizer que ele era fraco e irritá-lo de várias maneiras.
No debate desta noite, vocês ouvirão do mesmo velho e desgastado manual de um monte de mentiras, queixas e xingamentos.
Kamala Harris
Harris acusou Trump em várias ocasiões de mentir. Ele também disse que ela mentiu sobre suas posições, inclusive sobre o Projeto 2025, o plano político conservador idealizado por seus aliados, mas que ele disse não ter lido.
Ela não tem um plano. Ela copiou o plano de Biden, e são quatro frases como ‘Run Spot, Run’.
Donald Trump
Ele está falando aqui sobre o plano de “economia de oportunidades” de Harris, mas é uma frase repleta de insultos que expressa o tema da noite de Trump – que era ligar Harris a Biden e também fazê-la parecer muito disposta a mudar suas propostas.
Ela não tem política. Tudo o que ela acreditava há três e quatro anos foi jogado pela janela. Ela está indo para a minha filosofia agora. Na verdade, eu ia mandar para ela um chapéu MAGA.
Donald Trump
Outro exemplo surgiu durante uma discussão sobre tarifas. A administração Biden manteve algumas tarifas de Trump impostas à China, mas Harris opõe-se ao plano de Trump de impor novas tarifas a todos os produtos estrangeiros.
Mais tarde, durante uma discussão acalorada sobre o aborto, Trump repetiu a falsa alegação de que os democratas querem permitir que o aborto ocorra no nono mês de gravidez. O seguinte foi parte da resposta de Harris:
Em nenhum lugar da América há uma mulher que leva uma gravidez até o fim e, depois, pede um aborto. Isso não está acontecendo. É um insulto para as mulheres da América.
Kamala Harris
Harris também argumentou sobre o direito e a liberdade ao aborto:
Não é preciso abandonar a sua fé ou crenças profundamente arraigadas para concordar com o governo, e Donald Trump certamente não deveria dizer a uma mulher o que fazer com o seu corpo.
Kamala Harris
Trump tentou argumentar que, ao nomear juízes “geniais” para a Suprema Corte que anularam o caso Roe v. Wade, ele uniu o país e devolveu voz aos estados – onde os eleitores, quando tiveram oportunidade, apoiaram amplamente o direito ao aborto.
Ohio, a votação foi um tanto liberal. Kansas, a votação foi um tanto liberal, muito mais liberal do que as pessoas poderiam imaginar. Mas cada estado individual está votando. Agora é o voto do povo. Não está vinculado ao governo federal. Prestei um grande serviço ao fazê-lo. Foi preciso coragem para fazer isso.
Donald Trump
É claro que, em muitos outros estados, o direito ao aborto foi severamente restringido. O fato de os estados terem leis tão diferentes sugere que o país não está unido como já disse.
Numa conversa separada, Trump tentou salientar o influxo de migrantes indocumentados, repetindo uma história aparentemente falsa sobre migrantes que comem cães e gatos numa cidade no Ohio. O companheiro de chapa de Trump, o senador JD Vance, de Ohio, admitiu que provavelmente não era verdade. Respondendo, Harris disse:
Esta é, penso eu, uma das razões pelas quais nestas eleições, na verdade, tenho o apoio de 200 republicanos que trabalharam anteriormente com o presidente Bush, Mitt Romney e John McCain, incluindo o apoio do antigo vice-presidente Dick Cheney e da membro do Congresso Liz Cheney.
Kamala Harris
Ela acrescentou que muitos dos ex-assessores de Trump e pessoas que trabalharam em sua administração também alertaram que ele não deveria retornar à Casa Branca.
Eu demiti a maioria dessas pessoas. Não tão graciosamente. Eles fizeram coisas ruins ou um trabalho ruim.
Donald Trump
Trump queixou-se de que muitas das pessoas que trabalharam para ele e que agora se opõem a ele, como o antigo secretário da Defesa Mark Esper, escreveram livros sobre as suas experiências.
Harris foi questionada se ela assumiu alguma responsabilidade pela caótica retirada dos EUA do Afeganistão em 2021 e pela morte de 13 militares dos EUA em Abbey Gate, fora do aeroporto de Cabul. Em vez disso, ela defendeu a decisão de retirar-se:
Eu concordei com a decisão do Presidente Biden de sair do Afeganistão. Quatro presidentes disseram que sim, e Joe Biden o fez.
Kamala Harris
Trump reconheceu que a sua administração negociou com os talibãs para começar a retirar as tropas americanas do Afeganistão. Mas ele disse que teria feito as coisas de forma diferente de Biden depois que Trump fechou um acordo com o Taleban.
O acordo foi rescindido por nós porque eles não fizeram o que deveriam fazer. E essas pessoas fizeram a pior retirada e, na minha opinião, o momento mais constrangedor da história do nosso país. E, a propósito, foi por isso que a Rússia atacou a Ucrânia, porque viram como ela e o seu chefe são incompetentes.
Donald Trump
Harris zombou da política externa de Trump e repetidamente o chamou de “fraco”. Depois que Trump argumentou que Harris odeia Israel e os palestinos, ela disse o seguinte:
Ele está tentando, mais uma vez, dividir e desviar a atenção da realidade, ou seja, é bem sabido que Donald Trump é fraco e errático quando o assunto é segurança nacional e política externa. É sabido que ele admira ditadores, quer ser ditador desde o primeiro dia, segundo ele mesmo.
Kamala Harris
Ela acrescentou:
É absolutamente sabido que estes ditadores e autocratas estão torcendo para que você seja presidente novamente porque para eles é claro podem manipular você com elogios e favores.
Kamala Harris
Trump então elogiou Viktor Orbán, o autocrata que lidera a Hungria e que Trump hospedou em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida.
Olha, Viktor Orbán disse isso. Ele disse que a pessoa mais respeitada e temida é Donald Trump.
Donald Trump
O medo que ele inspirou nos líderes mundiais, disse Trump, tornou o mundo um lugar mais seguro durante a sua presidência.
Em outra conversa, Harris convidou pessoas para participar de um comício de Trump, em uma clara tentativa de irritá-lo:
O que você também notará é que as pessoas começam a abandonar seus comícios mais cedo, por exaustão e tédio. E eu vou te dizer, a única coisa que você não vai ouvir ele falar é sobre você. Você não o ouvirá falar sobre suas necessidades, seus sonhos e seus desejos. E vou lhe dizer, acredito que você merece um presidente que realmente o coloque em primeiro lugar.
Kamala Harris
Trump discordou veementemente:
As pessoas não saem dos meus comícios. Temos os maiores comícios, os comícios mais incríveis da história da política. Isso porque as pessoas querem retomar o seu país. Nosso país está perdido.
Donald Trump
Trump também disse repetidamente que Harris acabaria com o fracking na Pensilvânia e tiraria as armas das pessoas. Ela disse repetidamente que não acabaria com o fracking e argumentou que os EUA podem praticar o fracking e combater as alterações climáticas ao mesmo tempo, algo que certamente irritará os ambientalistas.
E falando sobre armas, ela interrompeu sua própria resposta sobre o Obamacare para dizer o seguinte:
Esse negócio de tirar as armas de todo mundo. Tim Walz e eu somos proprietários de armas. Não vamos tirar as armas de ninguém.
Kamala Harris
A questão à qual Trump continuou a voltar foi a imigração, e a sua teoria, para a qual não há provas, de que os Democratas estão trazendo migrantes para os EUA propositadamente.
Eles permitiram criminosos. Muitos, muitos milhões de criminosos. Eles permitiram terroristas. Eles permitiram criminosos de rua comuns. Eles permitiram que entrassem pessoas, traficantes, em nosso país… E acho que provavelmente fizeram isso porque acham que vão conseguir votos. Mas não vale a pena. Porque eles estão destruindo a estrutura do nosso país com o que fizeram.
Donald Trump
Trump disse que os migrantes estão por trás do aumento da criminalidade. Quando um dos moderadores do debate apontou dados do FBI que mostram que o crime violento em geral está diminuindo, Trump disse que os dados são falsos. Momentos depois, Harris respondeu desta forma:
Eu acho que isso é tão rico. Vindo de alguém que foi processado por crimes de segurança nacional, crimes econômicos, interferência eleitoral, foi considerado responsável por agressão sexual, e a sua próxima grande aparição no tribunal será em novembro, para ouvir sua própria sentença criminal.
Kamala Harris
Os problemas jurídicos de Trump não sugerem respeito pelo Estado de Direito, disse ela. Trump argumentou que o sistema de justiça foi usado como arma contra ele.
Provavelmente levei um tiro na cabeça por causa das coisas que dizem sobre mim. Falam sobre democracia; (dizem) Sou uma ameaça à democracia. São eles a ameaça à democracia, com a falsa investigação russa que não levou a lado nenhum.
Donald Trump
Isso foi uma referência à investigação russa desde o mandato de Trump na Casa Branca, que parece ter ocorrido há muito tempo.
Harris argumentou diversas vezes que é hora de “virar a página” para uma nova geração e uma presidente que edifique as pessoas em vez de insultá-las e derrubá-las. Mas ela não hesitou em partir para o ataque em uma questão sobre a propriedade da casa própria:
Cresci como uma garota de classe média criada por uma mãe trabalhadora que trabalhava e economizava e conseguiu comprar nossa primeira casa quando eu era adolescente. Os valores que trago para a importância da casa própria, sabendo que nem todo mundo recebeu US$ 400 milhões em uma bandeja de prata e depois pediu falência seis vezes, é um valor que trago para o meu trabalho.
Kamala Harris
Trump também está orgulhoso de sua formação:
Primeiro de tudo, não recebi US$ 400 milhões. Eu gostaria de ter recebido. Meu pai era um construtor do Brooklyn – Brooklyn, Queens – e um ótimo pai, e aprendi muito com ele. Mas recebi uma fração disso, uma pequena fração, e transformei-a em muitos, muitos bilhões de dólares. Muitos, muitos bilhões. E quando as pessoas veem isso, ficam até surpresas.
Donald Trump
Separadamente, Trump disse que ainda não aceita a sua derrota nas eleições de 2020 e, apesar de todas as provas e de todas as suas falhas no litígio judicial dos resultados, ainda pensa que há provas de fraude eleitoral. Embora ele não entenda por que as pessoas que invadiram o Capitólio em 6 de janeiro de 2021 foram alvo dos promotores, ele também não sente que tenha algo a ver com a insurreição:
Não tive nada a ver com isso, a não ser que me pediram para fazer um discurso.
Donald Trump
Trump também foi questionado sobre seus comentários recentes de que Harris “aconteceu de se tornar negra” há alguns anos. Um dos moderadores do debate perguntou se Trump acha apropriado comentar sobre a identidade racial do seu oponente.
Eu não. E eu não me importo. Eu não dou a mínima importância sobre o que ela é. Eu não ligo. Você dá muita importância a alguma coisa. Eu não poderia me importar menos.
Donald Trump
Harris, por outro lado, disse que Trump tem um histórico de tentar dividir o país em torno da raça. Ela ressaltou que ele argumentou que os Cinco do Central Park – meninos negros e latinos falsamente acusados de estupro no final da década de 1980 – deveriam ser executados e que questionou a cidadania do ex-presidente Barack Obama.
Todos temos os mesmos sonhos e aspirações e queremos um presidente que invista nisso, não no ódio e na divisão.
Kamala Harris
Trump está inflexível quanto à existência de fraude eleitoral, embora não haja provas de qualquer conspiração generalizada. Ele aponta repetidamente que obteve o voto de quase 75 milhões de pessoas em 2020, sugerindo que não é possível que ele tenha perdido.
Precisamos de duas coisas. Precisamos do muro. Precisamos – e temos que ter isso. Temos que ter fronteiras. E temos que ter boas eleições. Nossas eleições são ruins.
Donald Trump
Harris voltou às eleições de 2020 mais tarde e disse que os votos para Trump não foram suficientes.
Donald Trump foi demitido por 81 milhões de pessoas. Então, vamos ser claros sobre isso. E claramente, ele está tendo muita dificuldade em processar isso.
Kamala Harris