A Força Aérea da Ucrânia disse nesta segunda-feira (9) que abateu seis dos oito drones lançados pela Rússia e dois dos três mísseis durante um ataque noturno em quatro regiões ucranianas.
As autoridades de Kiev disseram que o ataque à cidade, o quinto em setembro, não causou danos nem causou feridos na capital.
A Rússia lançou centenas de mísseis e drones para atacar a Ucrânia nas últimas semanas, o que levou Kiev a reiterar aos seus aliados ocidentais a necessidade urgente de defesa aérea e capacidade de ataque de longo alcance para repelir os ataques.
Nesta segunda-feira, a defesa aérea abateu alvos aéreos na região de Kiev com destroços, causando dois incêndios em áreas abertas que já foram apagados, disseram as autoridades regionais.
Serhiy Lysak, governador da região central de Dnipropetrovsk, disse que a defesa aérea derrubou dois mísseis ali, além de um drone de reconhecimento.
O bombardeio russo na cidade de Nikopol, nesta região, feriu três pessoas e matou uma menina de 16 anos, disse Lysak.
O governador da região central de Cherkasy disse que a defesa aérea destruiu um drone e que os destroços causaram um incêndio que já foi apagado.
O Ministério da Energia disse que as forças russas também atacaram instalações energéticas em sete regiões em 24 horas. O comunicado não detalhou a escala dos danos às instalações.