A ameaça de bomba que forçou um voo operado pela indiana Vistara Airlines a fazer um pouso de emergência na cidade de Erzurum, no leste da Turquia, na sexta-feira (6), era falsa, disse o governador local.
Autoridades turcas disseram que um pedaço de papel com a palavra “bomba a bordo” escrita foi encontrado no banheiro da aeronave, o que levou equipes de combate a bombas a revistar o avião e retirar seus 234 passageiros e 13 tripulantes.
Um porta-voz da Vistara disse que o voo UK27 de Mumbai para Frankfurt foi divertido devido a “uma preocupação de segurança”. O voo pousou em Erzurum.
“Concluímos todas as operações de busca e exame. Como resultado do trabalho que realizamos, descobrimos que a ameaça de bomba era infundada”, disse o governador de Erzurum, Mustafa Ciftci, a repórteres no aeroporto.
Ciftci também disse que a suspensão preventiva de pousos e decolagens no aeroporto foi suspensa após a conclusão das inspeções.
“Todos as aeronaves que chegam ou partem da nossa província poderão agora voar confortavelmente”, disse ele.
A Vistara disse em postagem no X que os clientes, a tripulação e a aeronave foram liberados pelas agências de segurança e que todas as verificações necessárias foram realizadas.
A companhia aérea também informou que enviaria uma aeronave alternativa à Turquia até às 12h25, horário local, de sábado, para levar os passageiros a Frankfurt.