A tempestade mais forte da Ásia de 2024, o supertufão Yagi, atingiu o norte do Vietnã e deixou pelo menos quatro mortos neste sábado (7), segundo uma agência meteorológica, depois de passar pela ilha chinesa de Hainan e as Filipinas.
O supertufão Yagi atingiu distritos do norte do Vietnã por volta das 03h, no horário de Brasília, com ventos de até 160 km/h ao centro. Na sexta-feira (6), chegou a atingir 234 km/h em Hainan, na China.
O governo disse que, até o momento, quatro pessoas morreram e 78 ficaram feridas no país pelo tufão. Pelo menos outras doze estão desaparecidas no mar, de acordo com a mídia estatal.
Pelo menos duas pessoas em Hainan e 16 nas Filipinas, primeiro país atingido pelo tufão, morreram devido ao Yagi.
A cidade costeira de Haiphong, no Vietnã, um centro industrial com uma população de 2 milhões de pessoas que abriga fábricas de multinacionais estrangeiras e da montadora local VinFast VF.O, foi uma das mais atingidas por ventos com velocidades de até 90 km/h.
À medida que o tufão se aproximava, a cidade sofreu cortes generalizados de energia durante este sábado, de acordo com as autoridades. Pelo menos outras três províncias do norte enfrentaram o mesmo problema.
Em Haiphong, os fortes ventos quebraram janelas e as ondas chegaram a três metros de altura quando atingiram a costa, conforme uma fonte da Reuters.
Fotos e imagens da mídia local mostraram telhas metálicas sendo destruídas. O governo disse que milhares de árvores caíram e muitas casas foram danificadas no norte do Vietnã.
Em Hainan, que tem uma população de mais de 10 milhões de habitantes, a tempestade derrubou árvores, inundou estradas e deixou mais de 800 mil casas sem energia.
Aeroportos fechados
O Vietnã retirou mais de 50 mil pessoas das cidades costeiras e mobilizou 450 mil militares, segundo o governo.
Operações em quatro aeroportos também foram suspendidas neste sábado, incluindo o Noi Bai de Hanói, o mais movimentado do norte e que teve mais de 300 voos cancelados.
As escolas também foram fechadas em 12 províncias do norte, incluindo a capital Hanói, que tem uma população de 8,5 milhões de habitantes.
As autoridades da capital suspenderam o transporte público durante esta tarde, conforme informações da mídia estatal. Uma agência meteorológica alertou para os riscos de fortes inundações no centro da cidade.
“O vento é forte o suficiente para derrubar uma pessoa”, Nguyen Manh Quan, de 40 anos e morador de Hanói, afirmou. “Nunca vi uma tempestade como esta, você não consegue dirigir com esses ventos”, complementou Dang Van Phuong, de 40 anos.
Os tufões estão ficando mais fortes, em meio a oceanos mais quentes devido a alterações climáticas, alertam os cientistas.
Na semana passada, o tufão Shanshan atingiu o sudoeste do Japão, a tempestade mais forte do país em décadas.
Yagi tem seu nome da palavra japonesa para cabra e para a constelação de Capricórnio.
Mais de 47 mil pessoas morreram na Europa em 2023 devido ao calor