Fiscais da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontraram nesta terça-feira (3) uma torre de celular suspeita de ser a causadora dos problemas no sinal do GPS do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A situação fez com que a empresa realizasse uma investigação de campo no aeroporto, com equipes de fiscais para uma nova tentativa de localização da fonte interferente, responsável por afetar as operações de pousos e decolagens.
Em nota, a Anatel informou que após a averiguação, os fiscais desligaram a torre e fizeram testes de mediação resultando na cessão da interferência.
Entenda o que aconteceu
As operações de pousos e decolagens foram afetadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), na última quinta-feira (29), devido a questões técnicas. Os voos sofreram atrasos e outros foram cancelados pelas companhias aéreas.
De acordo com a concessionária responsável pelo aeroporto, houve uma intermitência no sistema de navegação (GNSS), que é específico para aeronaves, e os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente.