O aumento dos incêndios florestais concentrados nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil têm levado nuvens de fumaça para cidades no país. O amanhecer e entardecer cinzento têm se tornado realidade em muitos municípios brasileiros.
Câmeras do Clima ao vivo registraram o início e final do dia desta terça-feira (3) em Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e no Distrito Federal, em Brasília. As imagens mostram o efeito da fumaça dos incêndios na visibilidade e na coloração do dia. O vídeo acima compara imagens de março deste ano com o céu coberto de nuvens das queimadas nas diversas capitais.
Nas imagens, é possível ver que o pôr do sol nas capitais tem mudado de cor por conta da fumaça. As partículas dos incêndios ampliam a propagação de cumprimentos de onda de luz vermelhos e intensificam a cor avermelhada do astro. O fenômeno também ocorre devido à soma da poluição à baixa umidade relativa do ar.
Cidades brasileiras têm registrado umidades do ar características de áreas desérticas do globo. Neste terça-feira (3), municípios de ao menos quatro estados registraram 7% de umidade relativa do ar.
Dez estados estão em alerta amarelo para onda de calor para os próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura deve ficar 5ºC acima da média por até três dias a partir desta terça-feira (3).