O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta terça-feira (3) que não teve nenhuma ligação com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, para discutir a crise política que a Venezuela atravessa.
“Não, eu não falei. Quem disse isso?”, questionou o presidente mexicano.
Jesús Ramírez Cuevas, porta-voz de Obrador esclareceu que Petro “convocou uma ligação”, mas que “ninguém disse que [a ligação] foi realizada”.
“O presidente da Colômbia é meu amigo. E expresso meu apoio e solidariedade, porque ele está sob forte pressão dos grupos oligárquicos da Colômbia”, acrescentou López Obrador.
“Talvez durante o dia ele me ligue, mas não tivemos nenhuma conversa sobre isso”, respondeu o chefe de Estado mexicano quando questionado por jornalistas se planejava ter uma conversa sobre a situação atual na Venezuela.
López Obrador informou ainda que espera a visita de Lula ao México no dia 30 de setembro. O presidente do Brasil deve participar da posse de Claudia Sheinbaum no dia 1º de outubro.
O presidente do México havia sido mencionado, junto com Petro e Lula, como um dos possíveis mediadores da crise pós-eleitoral que a Venezuela enfrenta. A Presidência da Colômbia tinha dito à CNN na segunda-feira (2) que os líderes se reuniriam virtualmente para discutir o assunto.
A CNN está tentando contato com os ministérios das Relações Exteriores da Colômbia e do Brasil.
Eleição na Venezuela teve urna eletrônica e voto impresso; entenda