O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos elogiou nesta segunda-feira (2) o comentário do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não está fazendo o suficiente para garantir a libertação dos reféns detidos pelo Hamas.
“O Fórum de Famílias de Reféns elogia o presidente Biden e sua administração por suas ações e determinação para garantir a libertação de todos os 101 reféns. Pedimos ao primeiro-ministro Netanyahu para demonstrar a mesma resiliência, determinação e compromisso com a vida dos reféns”, declarou um porta-voz do Fórum em um comunicado.
“Se precisávamos de mais provas de que Netanyahu está impedindo a volta dos reféns, obtivemos do presidente dos EUA”, afirmou o porta-voz.
O Fórum também condenou os comentários de Netanyahu de que as forças israelenses deveriam permanecer no Corredor Filadélfia durante a primeira fase de um potencial acordo de reféns e cessar-fogo.
O Corredor Filadélfia é uma faixa de terra de 14 quilômetros localizada ao longo da fronteira de Gaza com o Egito que os militares israelenses controlam atualmente.
A presença de tropas de Israel ao longo do Corredor tem sido um importante ponto de discórdia nas negociações de cessar-fogo e de reféns com o Hamas.
Israel exigiu o controle da zona fronteiriça na primeira fase do acordo, enquanto o Hamas diz que as tropas israelenses devem sair.
Os corpos de seis reféns mantidos pelo Hamas foram recuperados em um túnel subterrâneo em Gaza durante o final de semana, segundo militares israelenses.
Quase toda a população de Gaza foi deslocada em meio à nova ofensiva israelense