Quatro pessoas morreram baleadas a bordo de um trem próximo a Chicago na manhã desta segunda-feira (2), disse a polícia.
“As vítimas eram todas passageiras do trem desta manhã”, disse o vice-chefe do Forest Park, Chris Chin. “O trem estava em movimento a caminho de Forest Park”, adicionou.
Um suspeito está sob custódia, e a polícia acredita que o caso seja isolado.
“Não há ameaça imediata e este parece ser um incidente isolado neste dia infeliz”, pontuou Chin.
Os investigadores estão trabalhando com a Autoridade de Trânsito de Chicago para revisar as imagens de vigilância. A polícia acredita que os tiros aconteceram em dois vagões de trem.
A polícia afirmou que o vídeo de câmera de vigilância foi fundamental para identificar o suspeito, que foi preso cerca de uma hora e meia após o tiroteio. A polícia também recuperou uma arma de fogo.
“Embora tenha sido um incidente isolado, esse ato hediondo e flagrante de violência nunca deveria ter ocorrido, ainda mais em um trem de transporte público”, destacou a autoridade de trânsito em um comunicado.
A polícia não divulgou informações sobre as vítimas, mas ressaltou que seus parentes mais próximos estão sendo notificados.
“Isso obviamente é chocante, sabe, é incomum ter um tiroteio em massa como esse”, afirmou Chin.
“Este é um incidente isolado, então pode acontecer em qualquer lugar. Obviamente, há um pouco mais de preocupação porque é em um sistema de transporte público”, acrescentou.
Houve 377 tiroteios em massa nos Estados Unidos até agora neste ano, de acordo com o Gun Violence Archive, que, assim como a CNN, define um ataque a tiros em massa como aquele com quatro ou mais vítimas, sem incluir o atirador.
Houve uma média de “1,5” ataques a tiro em massa por dia nos EUA em 2024.