Responsável pela instalação das placas de energia solar no telhado da igreja que desabou na última sexta-feira (30) no Recife (PE), a empresa Sun Brasil afirmou que o Santuário Nossa Senhora da Conceição possuía um laudo que autorizava a obra para colocação dos equipamentos.
A instalação das placas solares no telhado da igreja foi concluída menos de uma semana antes do desabamento, que deixou duas pessoas mortas e 22 feridas. Ainda não é possível dizer, no entanto, que há ligação entre os fatos.
Uma câmera de segurança flagrou o momento exato da queda do telhado. Veja aqui.
“Destacamos que a igreja tinha laudo estrutural autorizativo, bem como, nesta data, a meteorologia informa força excessiva dos ventos, fora da normalidade”, disse a empresa, por meio de nota.
A companhia acrescentou que “já está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente e prestando o máximo de apoio”.
“Diante da eventualidade, colocamo-nos à disposição da igreja e das famílias enlutadas. Por fim, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos, prestando voto de pesar pelas perdas e por todos acidentados”, diz a nota.
Na sexta-feira, a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife afirmou que “a instalação das placas solares não requer licenciamento, sendo necessário apenas que o engenheiro responsável, escolhido pelo contratante, registre uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no Conselho Regional de Engenharia, atestando o projeto de instalação”.
O trabalho de perícia feito pela Defesa Civil irá atestar se o desabamento tem ou não relação com a instalação das placas de energia solar.