Forças russas tomaram o assentamento de Kirove, conhecido na Ucrânia como Verezamske, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, informou o Ministério da Defesa da Rússia neste sábado (31).
Donetsk é uma das quatro regiões ucranianas que a Rússia diz ter anexado, embora não controle totalmente todas elas – uma reivindicação territorial que Kiev e o Ocidente rejeitaram como ilegal e que a Ucrânia prometeu reverter pela força.
A Rússia vem obtendo ganhos na região em um momento em que tropas ucranianas buscam avançar na região russa de Kursk após um ataque surpresa na fronteira que começou em 6 de agosto.
Separadamente, o Ministério da Defesa disse em um boletim sobre os acontecimentos na região russa de Kursk que suas forças repeliram ataques ucranianos ali, incluindo os assentamentos de Korenevo e Malaya Loknya.
Autoridades russas disseram que o ataque de Kiev à região de Kursk não conseguirá desviar as forças russas do leste da Ucrânia, onde ainda estão avançando.
As autoridades também dizem que a incursão da Ucrânia em território russo envolverá milhares de suas tropas em uma nova frente que tem pouca importância estratégica ou tática.