Nesta segunda-feira (18), as autoridades globais que estão reunidas para a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, se juntaram para a tradicional “foto de família”.
No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que está na capital fluminense para o evento, não apareceu no registro.
A CNN apurou que a ausência aconteceu porque os líderes do G20 simplesmente não esperaram por Biden.
Conforme relatado pelo pool de imprensa da Casa Branca, às 15h34, os líderes começaram a se reunir na plataforma com o Pão de Açúcar ao fundo para uma foto, que também marca a recém-lançada Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Às 15h42, Joe Biden deixou o interior do Museu de Arte Moderna (MAM), onde a cúpula acontece, e chegou à plataforma, mas os líderes já estavam dispersando.
Uma autoridade da Casa Branca pontuou que Biden perdeu a foto “devido a problemas logísticos”.
“Eles tiraram a foto antes que todos os líderes chegassem”, destacou a fonte, que destacou que a ausência não foi motivada pelo fato de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, estar no local.
Biden apareceu acompanhado do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
A Casa Branca informou que os dois tiveram uma reunião bilateral, na tarde desta segunda, às margens da cúpula.
“O presidente Biden agradeceu ao primeiro-ministro Trudeau pela forte parceria do Canadá enquanto enfrentamos os principais desafios do nosso tempo, incluindo a criação de empregos e oportunidades para a classe média, o combate às mudanças climáticas, a gestão da migração, o fortalecimento de nossas alianças, incluindo a OTAN, e o atendimento às necessidades humanitárias no Haiti e globalmente”, afirma o comunicado do governo americano.
A primeira-ministra Georgia Meloni, em seguida, foi falar com Biden e Trudeau. Ela também não aparece na “foto de família”, mas ainda não está claro por que ela não chegou a tempo.
O pool da Casa Branca relatou que Biden estava com seu tradicional óculos de sol aviador e conversou sorridente com Meloni e Trudeau por cerca de dois minutos antes de deixar o local.
O repórter da CNN Internacional, Kevin Liptak, destacou durante a cobertura que, em uma situação normal, era de se esperar que as autoridades esperariam por um presidente dos Estados Unidos. Mas o episódio parece dar uma pista de como o mundo começa olhar além de Biden enquanto Donald Trump se aproxima do retorno ao cargo.
A “foto de família”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao local caminhando ao lado de Emmanuel Macron, presidente da França.
Na hora da foto, o chefe de Estado brasileiro ficou ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
O Brasil está na Presidência do G20, enquanto a Índia presidiu o grupo em 2023, e a África do Sul assumirá o comando em 2025.
Também estavam próximos a Lula o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e Xi Jinping, presidente da China. Foi possível ver Macron e Javier Milei, presidente da Argentina, conversando e dando risada na fileira atrás de Lula.
No palanque para a foto estava escrito “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”.