As forças russas assumiram o controle dos assentamentos de Orlivka, Komyshivka, Mykolaivka e Novozhelanne, no leste da Ucrânia, de acordo com o porta-voz do Ministério de Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, nesta sexta-feira (30).
A Reuters não conseguiu verificar, de forma independente, a informação.
Os quatro locais na região de Donetsk ficam a leste de Pokrovsk, um centro estratégico de transporte e retirada de pessoas.
O Ministério de Defesa russo também disse que suas forças capturaram a cidade de Kostiantynivka, mais ao norte da região de Donetsk, e a vila de Synkivka, na região de Kharkiv.
As supostas conquistas da Rússia ocorrem em um momento em que a Ucrânia continua sua incursão na região russa de Kursk.
A Ucrânia lançou uma operação surpresa em Kursk, no oeste da Rússia, em 6 de agosto. O país diz controlar cerca de 100 assentamentos e ter avançado até 35 km na área.
Kiev ressalta que a ofensiva foi projetada para proteger seus assentamentos na fronteira de constantes ataques russos. Este é um dos movimentos mais ousados desde o início da guerra, em 2022.
A Rússia chamou a operação Kursk da Ucrânia de “grande provocação” e disse que retaliaria. Na segunda-feira (26), lançou mais de 200 mísseis e drones no país, mirando o setor de energia em um dos maiores ataques desse tipo da guerra.
Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo