O exército israelense afirmou no sábado (31), horário local, que matou duas pessoas em incidentes separados na Cisjordânia ocupada. Um dos incidentes envolveu a infiltração de um indivíduo em um assentamento israelense, enquanto o outro ocorreu quando um homem, após seu carro explodir, atirou contra soldados.
O serviço de ambulância de Israel informou que dois homens foram feridos por disparos nos incidentes, mas não os identificou.
Não houve comentário imediato por parte palestina.
“O terrorista tentou atropelar um guarda de segurança na entrada da comunidade Karmei Tzur há pouco tempo e infiltrou-se na comunidade”, disse o exército, referindo-se a um assentamento israelense.
Soldados que chegaram ao local mataram um dos atacantes que havia aberto fogo contra eles e estavam procurando por outros, afirmou o exército.
Em outro incidente, um carro pegou fogo e explodiu em um posto de gasolina, segundo o exército.
O exército informou que as forças enviadas ao local “dispararam e eliminaram o terrorista que saiu do veículo e tentou atacá-los.”
O exército disse que ainda é cedo para saber se os incidentes estão relacionados.
A violência na Cisjordânia, que já estava aumentando antes da guerra em Gaza, escalou recentemente, com intensificação das incursões militares israelenses e violência nas ruas entre colonos e palestinos.