Os Houthis divulgaram um vídeo nesta quinta-feira (29) que mostra o ataque e o incêndio ao navio petroleiro com bandeira grega, Sounion, no Mar Vermelho na semana passada. A embarcação há havia sido esvaziada pela tripulação.
A missão naval da UE no Mar Vermelho, Aspides, disse nesta quinta que nenhum derramamento de óleo foi detectado no petroleiro, apesar de “múltiplos incêndios” no convés principal do navio.
Os Houthis disseram na quarta-feira (28) que concordaram em permitir o guincho do Sounion, que está em chamas desde a última sexta-feira (23).
O grupo apoiado pelo Irã atacou o Sounion perto da cidade portuária de Hodeidah, no Iêmen, causando as explosões. O ataque disparou alerta sobre risco de vazamento na comunidade ambiental porque a embarcação transporta 150 mil toneladas, ou 1 milhão de barris, de petróleo bruto.
Os Houthis, ao longo de 10 meses, lançaram mais de 70 ataques contra navios comerciais em solidariedade aos palestinos na guerra entre Israel e o Hamas em Gaza. Esses ataques afundaram dois navios, mataram pelo menos três tripulantes e impactaram o comércio global, forçando os navios a evitar o atalho do Canal de Suez.
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente o local e a data em que o vídeo foi gravado. No entanto, as imagens do petroleiro são consistentes com matérias da Reuters.