A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) apreendeu mais de R$ 500 mil em espécie dentro de um cofre durante a operação Laundry, deflagrada nesta quarta-feira (28). A ação tinha como objetivo a desarticulação de uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
As investigações tiveram início em novembro de 2022. O delegado titular da 8ª Delegacia Seccional de Polícia na cidade de Paulista (PE), Adyr Martens, relatou que as apurações começaram através das prisões de traficantes em Paulista.
Com isso, os agentes avançaram nas buscas para identificar o gerente financeiro da organização criminosa, ao menos da célula que atuava em Paulista, que foi preso. Após a localização, as pessoas que também lavavam dinheiro com ele também foram identificadas, desencadeando a operação desta quarta-feira.
Segundo Martens, algumas das pessoas que lavavam dinheiro, se tratavam de parentes de presidiários ou traficantes de drogas, que precisavam fazer com que o dinheiro adquirido através de venda de entorpecentes, pagamento de insumos ou recompensa para grandes traficantes, circulasse.
Com relação ao valor localizado na operação, a mulher que estava com o dinheiro era investigada pela polícia e dava indícios que poderia ter uma relação com a organização criminosa. O valor estava no cofre da investigada.
No momento do cumprimento do mandado de busca, a suspeita mentiu e disse que o dinheiro era oriundo da venda de um terreno. Assim que sua advogada a orientou, ela se manteve em silêncio, para não gerar provas contra si própria.
Além do dinheiro apreendido e do mandado de prisão, foram cumpridos na operação 26 mandados de busca e apreensão e o bloqueio judicial de ativos financeiros de envolvidos.