John Alfred Tinniswood nasceu no mesmo ano em que o Titanic afundou. Também mesmo ciclo em que o Novo México e o Arizona se tornaram estados americanos.
Agora, o homem vivo mais velho do mundo, que nasceu em 26 de agosto de 1912, está comemorando o seu 112º aniversário.
De acordo com o Guinness World Records (GWR), Tinniswood celebra a ocasião com amigos e familiares em uma casa de repouso na cidade litorânea de Southport, no oeste da Inglaterra.
Próximo de seu aniversário, Tinniswood disse à GWR que não se sentia “diferente” ao completar 112 anos, e acrescentou: “Eu não sinto essa idade, não fico empolgado com ela. Provavelmente é por isso que eu cheguei. Eu simplesmente levo isso na esportiva, como qualquer outra coisa”, informou em um comunicado à imprensa no domingo (25).
Em abril desse ano, ele se tornou o homem mais velho do mundo — e sua linhagem já conta com um filho, quatro netos, e três bisnetos.
Ele é também o veterano mais velho do mundo da Segunda Guerra Mundial, de acordo com a empresa.
Segundo Tinniswood, seu principal conselho para manter-se saudável é se exercitar com moderação.
Ele diz que gosta de ouvir rádio e ainda realiza muitas tarefas diárias – como sair da cama e administrar suas finanças – sem ajuda.
“Não consigo pensar em nenhum segredo especial que eu tenha. Eu era bastante ativo quando jovem; caminhava muito. Mas, para mim, não sou diferente (de qualquer outra pessoa). Nada diferente”, disse ele.
Comentando sobre como ele acha que o mundo será nos próximos 112 anos, Tinniswood disse: “Oh, meu Deus. Bem, eu gostaria de dizer que haverá mais honestidade entre os vários países. Todos eles, incluindo o nosso (Inglaterra), todos eles demonstram um pouco de honestidade de vez em quando”.
Tinniswood é quatro anos mais jovem que a mulher e a pessoa mais velha viva, a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos. Ela conquistou o título na semana passada, após a morte de Maria Branyas Morera, de 117 anos, nascida nos EUA.
Ainda falta quatro anos para que Tinniswood se torne o homem mais velho de todos os tempos, título que pertence ao japonês Jiroemon Kimura, que viveu os até os 116 anos (1897 – 2013).
A pessoa mais velha de todos os tempos foi Jeanne Calment, da França que viveu 122 anos (1875 – 1997).
Suíça lança concurso para retirar munições antigas de lagos