Donald Trump prometeu nesta segunda-feira (26) criar uma Guarda Nacional Espacial caso seja reeleito, expandindo sua conquista marcante de criar a Força Espacial dos Estados Unidos durante seu primeiro mandato.
“Uma das conquistas de que mais me orgulho no meu primeiro mandato foi criar a Força Espacial, o primeiro novo ramo das Forças Armadas em mais de 70 anos”, declarou na 146ª Conferência e Exposição Geral da Associação da Guarda Nacional dos Estados Unidos em Detroit, Michigan.
“Concordo que chegou a hora de criar uma Guarda Nacional Espacial como a principal reserva de combate da Força Espacial dos EUA”, afirmou aos militares, acrescentando que assinaria uma “legislação histórica” para estabelecer a unidade.
Em dezembro de 2019, Trump assinou uma legislação que designou o Comando Espacial da Força Aérea dos EUA como a Força Espacial dos EUA, o primeiro novo serviço desde que a Força Aérea dos EUA surgiu, em 1947.
Ele pontuou que a Força Espacial tem sido “muito, muito importante” para a defesa do país. “Estávamos sendo destruídos no espaço e agora estamos liderando”, comentou.
“A Rússia e a China estavam nos matando, porque não tínhamos realmente foco nisso e, uma vez feito isso, agora temos foco. Lideramos no espaço em todas as Forças Armadas”, adicionou.
Trump disse que os EUA farão um “investimento histórico na construção de Forças Armadas dos EUA para o século XXI, investindo fortemente em drones, robótica, inteligência artificial, tecnologia hipersônica”.
Veja as principais datas das eleições nos Estados Unidos em 2024