A Defesa Civil vai reabrir o Abrigo Solidário para pessoas em situação de vulnerabilidade no centro de São Paulo, na noite deste sábado (24).
O abrigo será montado na Estação Pedro II, Linha 3-Vermelha do Metro, por causa da frente fria que provocou uma virada brusca no clima no estado a partir desta sexta-feira (23).
Ao longo do fim de semana, a mínima na capital paulista pode chegar a 7ºC, afetando, principalmente, moradores em situação de rua.
No local serão fornecidos colchões, cobertores e refeições gratuitas de jantar e café da manhã, oferecidos pelo Programa Bom Prato Móvel. O abrigo tem capacidade para 100 pessoas por noite e conta com espaço para os pets das pessoas acolhidas.
O Abrigo Solidário foi aberto no último dia 11 de agosto, na mesma localidade, e permaneceu ativo até o dia 15 de agosto.
A estação é preparada em parceria com apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), do Metro e do Fundo Social de São Paulo (FUSSP).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) ainda atua na triagem para o acolhimento de quem procura o Abrigo Solidário permanente na Praça da Sé, atendendo especialmente pessoas idosas, pessoas com deficiência e famílias com crianças.
Temperaturas e orientações
A partir deste sábado (24) até o começo da próxima semana, as mínimas na região metropolitana de São Paulo podem chegar aos 7°C. Na Serra da Mantiqueira é esperado um frio de 2°C, com condições de geada.
A frente fria que se forma no Sul do Brasil avançará pelo Centro-Sul, provocando pancadas de chuva e frio em todo o estado de São Paulo.
Em nota, a Defesa Civil “recomenda que toda a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas e higienizar as mãos com frequência”.
O órgão ainda orienta para que aquecedores sejam utilizados com cuidado, “evitando deixá-los ligados durante a noite toda. Jamais improvise aquecedores, utilizando fogueira, fogão ou algo similar. Essa prática pode ocasionar um incêndio”.