Cerca de 100 banhistas precisaram ser resgatados por agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) após serem arrastados por uma forte ventania, na manhã desta sexta-feira (23), na Praia de Copacabana, zona sul da capital carioca.
Segundo o CBMERJ, as vítimas praticavam Stand Up Paddle, esporte que consiste no remo em pé realizado em cima de uma prancha, durante o nascer do sol. Em meio à atividade, elas foram surpreendidas por fortes ventos, caíram no mar e não conseguiam retornar à orla.
Alguns praticantes do esporte ainda tentaram se proteger dos ventos se segurando nas pedras do Forte de Copacabana, mas acabaram sofrendo escoriações. Veja imagens abaixo.
Até o momento, sete pessoas receberam atendimento da equipe médica do Grupamento Marítimo de Copacabana.
O Centro-Sul do Brasil está sob a atuação de uma frente fria que aumentou a força dos ventos e deve fazer as temperaturas despencarem no final de semana.
A frente fria é causada por um ciclone extratropical que se formou no sul do Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira (21). A formação do evento climático estimula mais ventos e empurra a onda de calor que atingiu o país na última semana.
De acordo com orientações do CBMERJ, é fundamental ficar atento à previsão meteorológica antes de fazer qualquer passeio no mar. Além disso, a corporação orienta que as pessoas avisem algum familiar ou amigo sobre a ida à praia e a entrada ao mar.
O uso de coletes salva-vidas, especialmente para aqueles que não sabem nadar, também é indispensável.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo