A banda pop britânica Coldplay pode se apresentar na capital paraense em novembro de 2025, durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).
As tratativas com o grupo estão sendo finalizadas e o show deve ser anunciado oficialmente pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em um evento em Nova York, no final de setembro, segundo apurou a CNN.
O governador e os músicos do Coldplay já estão “flertando” desde 2021 em conversas relacionadas a pautas ambientais.
Já a contagem regressiva para o evento contará com apresentação do DJ Alok, escolhido, em abril, como embaixador do evento pelo governador do Pará, em função do seu alcance global e engajamento com a pauta ambiental.
O artista goiano se apresentará no estádio do Mangueirão, no dia 15 de novembro deste ano, com o show que já passou, de forma gratuita, por Rio de Janeiro e Brasília.
Em maio do ano passado, o governo federal anunciou que Belém foi escolhida pela ONU para sediar a 30ª edição da conferência.
A Conferência do Clima da ONU é o maior evento do mundo dentro dessa temática. Na reunião, chefes de Estado e de governo, pesquisadores, ambientalistas e empresários discutem medidas de enfrentamento às mudanças climáticas.
O que significa a sigla COP?
COP é uma sigla em inglês que significa “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”), representando a associação de todos os países-membros (ou “partes”) que se reúnem anualmente, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta.
Ela é a maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima. Sua origem está ligada à ECO-92, organizada há 30 anos pela ONU, no Rio de Janeiro, onde 197 países assinaram um tratado para estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.
A primeira COP ocorreu em 1994, em Berlim, na Alemanha, quando o tratado assinado em 1992 entrou em vigor. Desde então, a ONU convoca anualmente todos os países para a cúpula climática.