Os aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes ficaram fechados e as operações foram afetadas devido a um nevoeiro que atingiu o estado de Santa Catarina, na manhã desta segunda-feira (19).
Em nota, a Zurich Airport afirmou que o Aeroporto Internacional de Florianópolis ficou fechado para pousos e decolagens por nove horas devido às condições meteorológicas.
Pelo menos 12 voos foram cancelados e 32 sofreram atrasos, segundo a concessionária.
De acordo com a CCR Aeroportos, concessionária responsável pelas operações em Joinville e Navegantes, os pousos e decolagens já retornaram ao normal. O Aeroporto de Joinville ficou fechado das 5h50 às 10h10 e Navegantes das 5h às 10h.
A concessionária afirmou ainda que no aeroporto de Navegantes quatro pousos e oito decolagens foram cancelados. Já em Joinville, não houve registro de voos cancelados e três tiveram atrasos.
Companhias afetadas
Em contato com a CNN, a Gol informou que três voos da companhia com origem em Florianópolis e outros quatro com origem de Navegantes foram cancelados. A empresa aérea reforçou que todos os clientes estão “recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos”.
Já a Azul disse que devido às condições climáticas adversas em Florianópolis (SC) precisou alternar dois voos, o AD4225 com origem em Belo Horizonte a Florianópolis para Guarulhos e o AD4368 de Campinas a Florianópolis que retornou para o aeroporto de origem.
Além disso, a companhia cancelou o voo AD4199, de Florianópolis para Campinas. Já no aeroporto de Navegantes, a Azul disse que precisou cancelar os voos AD4369 de Campinas a Navegantes e o AD2710 de Navegantes a Campinas.
A empresa ressaltou que “os clientes impactados receberam toda a assistência necessária e foram reacomodados em outros voos e voos extras da empresa”. A companhia lamentou eventuais transtornos causados.
A Latam informou à CNN que sua operação em Santa Catariana sofreu atrasos e cancelamentos, devido ao fechamento dos aeroportos. A companhia lamentou os transtornos causados e informou que “está oferecendo toda a assistência necessária aos passageiros”.
Em contato com a CNN, o Epagri/Ciram, órgão que monitora os recursos naturais e o meio ambiente em SC, explicou que houve a atuação de um nevoeiro marítimo que se dissipou no decorrer da manhã desta segunda-feira (19).
O órgão informou ainda que o canal que dá acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte, foi fechado na madrugada devido à falta de visibilidade.
Em nota, a Portonave, responsável pelo Porto de Navegantes, relatou que o acesso foi reaberto às 9h50 e, em última atualização, as operações funcionam em quase totalidade.
“O nevoeiro marítimo se forma devido a uma massa de ar quente, fora de época, que está atuando no estado, o contato do ar quente com água fria do oceano faz com que ocorra condensação do ar próximo à superfície, formando os nevoeiros marítimos, que são mais densos e persistentes”, explicou o Epagri/Ciram.